Livro: A Busca da Segurança Total: O Princípio, Meio e o Fim da Administração Humanista ...

Por Lewton Burity Verri

Fonte: Administradores

Trabalhei numa das mais perigosas atividades para profissionais, uma Usina Siderúrgica Integrada, durante quase 22 anos. Acumulei cerca de 48.000 horas de engenharia aplicada. Lá perdemos vários amigos e conhecidos em acidentes de trabalho – cerca de 10 mortes em média ao ano – com circunstâncias inacreditáveis. Para uns vi os “destroços”, para outros não tive coragem ...
Percebi que apesar da empresa ter CIPA, utilizar as normas reguladoras PCMSO – Controle Médico e Saúde Ocupacional, PPRA – Prevenção de Riscos Ambientais, ter engenheiros e técnicos em segurança no trabalho ... Os acidentes aconteciam.
Então fui estudar as causas e conseqüências dos acidentes e terminei propondo a formulação de um Sistema da Segurança Total, o qual não chegou a vingar. Havia mais créditos para a organização oficial da segurança industrial, já que estava regulado por normas brasileiras ... Mas, os acidentes continuaram, mesmo aos esforços do Departamento de Segurança do Trabalho em reduzí-los.
E houve boicote, uma vez que o Sistema de Segurança Total criava nos trabalhadores a possibilidade de realizar suas tarefas com o AUTOSENSO DE SEGURANÇA RACIOCINADA, como o próprio crente preparado para interpretar a Bíblia. E isto iria tirar poder do sistema de segurança TUTELADA.
E a matéria sobre SEGURANÇA NO TRABALHO não é ministrada nos cursos de formação de engenheiros, nem de administradores e nem de tecnólogos ... Como então ajudaríamos a REDUZIR os acidentes de trabalho no Brasil?

Engº Lewton Burity Verri
CREA 74-1-01852-8 UFF – RJ
Ex-engenheiro senior da CSN – Volta Redonda - RJ
Copyright © 1994 - Engº Lewton Burity Verri

Nenhum comentário:

Postar um comentário