MPT/RS pede ajuda a deputado para aplicação da NR-12


Caxias do Sul /RS - Representantes do Ministério Público do Trabalho e Emprego e do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e região recorreram ao deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) na manhã da segunda-feira (28) para pedir a intervenção do parlamentar a fim de garantir e assegurar a aplicabilidade da NR-12.
Segundo Aida Becker, coordenadora da NR-12 em Caxias do Sul e fiscal do Ministério Público do Trabalho, existe ainda muita resistência de empresários em aplicar a norma e manifestou que há inclusive movimentos para tentar revogar a medida.
Assis apresentou duas propostas: audiência com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, a ser solicitada pelo parlamentar, e a apresentação de requerimento para a realização de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) com a participação das centrais sindicais, representantes do governo federal e do Ministério Público do Trabalho.
Na audiência com Assis, além de Aida, participaram Roberto Misturini e Ricardo Garcia, ambos fiscais do trabalho, e a advogada Maisa ramos Aran, do Sindicato dos Metalúrgicos, e dirigentes sindicais Geraldo Bernardo e Jorge Rodrigues.
Os princípios da NR-12
A NR-12 é regulamentada pelo ministério do trabalho e estabelece normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
 
O objetivo da NR-12 é definir referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras.
Anova NR-12 é o resultado de amplo estudo corretivo da primeira versão de 1978.
 
Fonte: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário