Belo Horizonte/MG - O operário Raimundo Gabriel Silva, 55 anos, morreu soterrado na manhã desta terça-feira em uma obra na rua Tenente Brito Melo, no bairro Barro Preto, região central de Belo Horizonte (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, um barranco cedeu e soterrou dois operários. Outros dois pedreiros sofreram escoriações leves e foram socorridos.
"A chuva proporcionou o encharcamento do solo e o escoramento naquele momento deve ter apresentado alguma falha que ocasionou o soterramento do operário. O que eu posso afirmar com precisão é que nas condições que o solo atualmente se encontra, encharcado, é recomendável que esses trabalhos de fundação, tanto de residências, prédios e outras mais, sejam evitados ou que sejam feito com um belo escoramento, que proporcione muita segurança. Caso contrário, qualquer tipo de trabalho sendo efetuado nestas condições, sem nenhum escoramento devido, aí infelizmente vai ocasionar acidentes dessa esfera", explicou o aspirante do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Turci.
De acordo com o gerente operacional da Defesa Civil de Belo Horizonte, Waldir Figueiredo, "não há risco de novos desabamentos. O local é estável, mas foi interditado parcialmente onde estavam sendo feitas as escavações", disse.
A Construtora Líder, responsável pela obra, informou em nota que a queda do barranco aconteceu durante a finalização de um bloco de elevador. "A empresa se prontificou a prestar as medidas de emergência necessárias, e se encontra à disposição para quaisquer esclarecimentos" às autoridades. "Toda assistência será prestada à família da vítima", afirma a nota.
Chove intensamente há uma semana em Minas Gerais, o que tem provocado deslizamento de encostas em todas as regiões, devido ao solo encharcado. Somente entre 19h de ontem e 7h da manhã de hoje, os Bombeiros registraram a queda de 16 barrancos na região metropolitana.
A corporação atendeu ainda a 12 ocorrências de desabamentos de casas e barracões, uma delas na rua 52 no bairro Nova Pampulha, em Vespasiano. No local, os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) resgataram Jeferson Geraldo Ferreira, 22 anos. Ele teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro Risoleta Neves, na capital.
Também foram registrados deslizamentos em Ibirité, na região metropolitana, onde houve três ocorrências durante a madrugada. Na rua Pouso Alegre, um quarto foi parcialmente soterrado. Na rua Flor de Maio, um barraco também ficou sob os escombros. E na rua Campo Belo, dois postes e um muro de arrimo caíram após o deslizamento de uma encosta. Não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.
Em Santa Luzia e Contagem, na região metropolitana, e em Belo Horizonte houve a queda de muros, casas e barrancos nos bairros Palmital, Nova Contagem, Glalijá e Pirajá, estes dois últimos na capital mineira. Todos sem vítimas.
Fonte: Terra / Foto: Reprodução/TV Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário