Acidente em Minas com caminhão com produto tóxico bloqueia trânsito.

O caminhão-tanque transportava xileno, um solvente feito à base de petróleo. Bombeiros, PMs e homens da Feam monitoram a área.    
                   
                                                                   

Um acidente com um caminhão carregado de um produto tóxico bloqueou o trânsito em duas estradas federais e provocou um engarrafamento gigante na Zona da Mata Mineira. O vazamento também ameaça causar um desastre ambiental.
O caminhão-tanque transportava xileno, um solvente feito à base de petróleo. Como o material é inflamável, houve princípio de incêndio.
O motorista disse que perdeu o controle da direção, e a carreta tombou. Ele foi levado para o hospital com ferimentos leves. O trânsito está interditado há mais de 24 horas. Um longo congestionamento se formou. “Eu deveria estar lá às 10h de hoje”, diz um caminhoneiro.
O acidente foi no entroncamento da BR 116, que liga o norte ao sul do país, e da BR-262, que vai do Espírito Santo ao Mato Grosso do Sul, passando por São Paulo e Minas Gerais.
Homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) monitoram a área. Eles usam máscaras por causa do material tóxico. Quase metade da carga vazou na rodovia.
O solvente ficou espalhado no asfalto, mas o que preocupa os técnicos ambientais é que a carreta está em cima de um bueiro da rede pluvial que sai de um córrego. Ele deságua no Rio Manhaçu que abastece a cidade. A captação de água está interrompida desde sexta-feira (25).
O núcleo de emergência da Feam avalia os danos ambientais e o risco de consumo da água pelos moradores. “A preocupação maior nossa é com a segurança, é fazer o transbordo do que resta de produto no interior do tanque”, afirma Newton Oliveira, técnico da Feam.      

Fonte: Jornal Nacional/Globo.com            
                                                                                                                                                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário