
"Há uma oferta muito grande de informações sobre substâncias químicas, mas a maior parte dos profissionais de SST, por não serem especialistas nas áreas de química ou toxicologia, tem dificuldade de entender muitos itens", afirma Tarcísio Buschinelli, pesquisador da Fundacentro. Em especial, as características físico-químicas das substâncias e as características toxicológicas, como a classificação por carcinogenicidade. "Resolvemos escrever esse manual para ser um roteiro para melhor interpretar as informações e tomar as melhores decisões, evitando uma interpretação exagerada ou minimizada."
A pesquisadora da Fundacentro Mina Kato destaca que o manual focaliza a saúde do trabalhador e traz exemplos dessa área. "Contextualizamos as informações sobre os produtos na área de Segurança e Saúde do Trabalhador. Quando falamos em uma substância química, relacionamos com questões da higiene ocupacional e da toxicologia", explica Kato.
A publicação busca dar uma aplicabilidade a certas propriedades das substâncias químicas. Por exemplo, informações sobre a pressão de vapor e densidade do vapor das substâncias que podem ser usadas na prática da Segurança e Saúde no Trabalho.
A disponibilização de Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos mais informativas e claras é uma meta dos autores. "Se a pessoa entende a FISPQ, ela pode cobrar qualidade nas informações e que a ficha esteja de acordo com as normas", conclui Buschinelli."
Para consultar o Manual, clique aqui
Fonte: Fundacentro
Foto: Arquivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário