Relatório da OIT preparado para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho de 2013


Relatório de 2013

A prevenção das doenças profissionais
  
Estima-se que aproximadamente 2,34 milhões de pessoas morrem, por ano, de acidentes de trabalho e doenças relacionadas com o trabalho.

Destas, a maioria, cerca de 2,02 milhões morrem de um vasto conjunto de doenças profissionais. Das cerca de 6300 mortes relacionadas com o trabalho que ocorrem todos os dias, 5.500 são causadas por vários tipos de doenças profissionais. A OIT estima igualmente a ocorrência anual de 160 milhões de casos de doenças não fatais relacionados com o trabalho.

As doenças profissionais causam no mundo do trabalho enorme sofrimento e perdas. No entanto, as doenças profissionais permanecem em grande parte invisíveis, em comparação com os acidentes de trabalho, mesmo matando seis vezes mais pessoas por ano. Para além disso, a natureza das doenças profissionais está em constante mudança devido às alterações tecnológicas e sociais, a par das condições económicas globais que agravam os riscos de saúde existentes e criam novos riscos.

Doenças profissionais, tais como pneumoconioses, continuam a generalizar-se, enquanto doenças relativamente novas como as mentais ou as músculo-esqueléticas tendem a aumentar.


Embora muito progresso tenha sido feito para enfrentar os desafios das doenças profissionais, há uma necessidade urgente de reforçar a sua prevenção no âmbito dos sistemas nacionais de SST.

O esforço de colaboração entre governos, organizações representativas dos empregadores e dos trabalhadores, contribui para que a luta contra esta epidemia oculta assuma um lugar de destaque na nova agenda nacional e global da segurança e saúde no trabalho.

O relatório da OIT preparado para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho de 2013 descreve a situação atual em matéria de doenças profissionais e apresenta propostas para enfrentar esta grave situação.
 
 
 
 
Fonte:  dnpst.eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário