Falta de EPI causa acidentes irreparáveis

Fonte: Jornal de Uberaba

Área da construção civil é considerada a atividade campeã de acidentes de trabalho, o que é bastante preocupante, pois coloca o setor em evidência no cenário nacional de estatísticas negativas. A afirmação é da psicóloga do trabalho e técnica de segurança no trabalho, Wanessa Cristina da Silva.
Wanessa explica que para evitar e prevenir os acidentes de trabalho é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual (EPI), que ajuda na prevenção desse tipo de acidente. "Sabemos que o risco existe, não somente da empresa, mas também do trabalhador, que tem que utilizar os EPIs.
O próprio funcionário burla a lei e a autoridade, não fazendo o procedimento adequado de segurança, submete o trabalhador ao risco. O técnico faz o papel de conscientizador, ele cria regras para serem cumpridas", esclarece.
A psicóloga relata que a área da construção civil sempre foi e continua sendo campeã de acidentes de trabalho por causa do risco de queda em função da altura e devido à pressão da conclusão da obra em tempo hábil. "Às vezes, para executar um trabalho, o funcionário leva meia hora para montar e testar um equipamento para ter segurança. Para se acidentar, é questão de segundos", alerta.
Wanessa observa que nas atividades da construção civil têm que haver investimento no comportamento do profissional, investimentos nos treinamentos com linguagem mais acessível e na prática. "O trabalhador tem que entender que é preciso usar o EPI para seu próprio bem-estar, segurança e para se sentir digno na função que realiza. O trabalhador não pode se expor ao risco. Todo mundo tem inteligência suficiente para respeitar as normas", finaliza. (SN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário