Extintores portáteis devem ter aplicação segura e adequada

Os extintores de incêndio surgiram no século XV de forma rudimentar, sendo constituídos de uma espécie de seringa metálica ­pro­vida de um cabo de madeira, lembrando uma seringa de injeção de dimensões exageradas, sem a agulha.

No século XVI, Jacob Besson inventou um extintor que era constituído de um grande recipiente de ferro montado sobre rodas, provido de um enorme gar­galo curvo, que podia, dessa forma, pene­trar nas aberturas dos edifícios em ­cha­mas.

Os extintores portáteis fazem parte do sistema básico de segurança contra incêndio em edificações e devem ter como características principais: portabilidade, facilidade de uso, manejo e operação, e têm como objetivo o combate de princípio de incêndio. A manutenção destes equipamentos, juntamente com o treina­mento de pessoas para seu uso, é fundamental para seu objetivo.

Os princípios de incêndios têm características diferentes em função de sua origem elétrica ou não, e materiais combustíveis envolvidos, o que exige o uso de agentes extintores apropriados para ca­da caso. Em função disso, há uma classificação dos extintores.

Chama-se agente extintor a substância que é utilizada para preencher os extintores, a qual definirá o tipo de ­extintor. Capacidade extintora do extintor é um dado importante, pois é o que vai de­ter­minar o poder de extinção e não de­ve ser confundida com unidade ex­tintora.

Quanto ao transporte, os extintores po­dem ser: portáteis e não portáteis, e es­se último subdivide-se em sobrerroda e estacionário. O extintor portátil com mas­sa até 196 N (20 kgf) não precisa ser colocado sobre rodas, mas acima des­se valor necessita estar sobre rodas. O extintor com massa próxima a 196 N (20 kgf) não atende à portabilidade acima citada, principalmente quando colo­cado em ambiente cujas pessoas não es­tão acostumadas a esforços físicos.

Prof. Dr. Ualfrido Del Carlo, Hector Abel Almiron e Eng. Waldir Pereira

Este artigo foi publicado originalmente no livro "A Segurança contra Incêndio no Brasil" com o título "Sistemas de Proteção por Extintores Portáteis de Incêndio".

Leia o artigo completo na edição de janeiro da Revista Emergência



Fonte: Revista Emergência
Foto: Aparecido Baldoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário