Instalações elétricas envolvem diversos passos na elaboração

Conforme estabelece a norma ABNT NBR 5410, uma instalação elétrica deve ser executada a partir de um projeto específico. É o que se denomina de "projeto para execução" (conforme norma ABNT NBR 13531) ou de "projeto executivo".

No entanto, é comum as pessoas associarem um "projeto" apenas ao "jogo de desenhos". Um projeto vai muito a­lém disso.

Ainda de acordo com a norma ABNT NBR 5410, um projeto deve conter as seguintes partes: plantas (desenhos), esquemas, detalhes, memorial descritivo e especificação dos componentes. Sucintamente, apresenta-se no Box "Partes de um projeto de instalação elétrica" uma su­gestão de conteúdo para cada uma dessas partes constituintes de um projeto.

"As built"

Cita, ainda, a norma ABNT NBR 5410 que, concluída a execução da instalação elé­trica, o projeto deverá ser revisado e atua­lizado, de forma a corres­ponder fiel­mente ao que foi executado, gerando as­sim a documentação "como construí­do", ou do inglês, "as built".

Esta documentação "as built" ­poderá ser elaborada pelo projetista, pelo insta­la­dor, ou por outro profissional. É uma mera questão contratual.

Fases

Qualquer que seja o porte de um empreendimento, desde uma simples residência até uma grande indústria, inevitavelmente passa pelas seguintes fases: projeto, execução, comissionamen­to e entrega.

A dimensão de cada uma dessas fases será função do porte do empreendimento, do seu grau de importância, das exigências estabelecidas no projeto e de as­pectos contratuais.

Destaque-se as duas últimas etapas nas quais são realizadas certas formaliza­ções importantes para a segurança das instalações e para o atendimento de ques­tões de ordem legal.

O comissionamento tem o objetivo de assegurar que a instalação foi executada conforme previsto no projeto e que po­derá ser energizada sem risco aparente.

O ato da entrega formal dos trabalhos tem o objetivo de fornecer toda a do­cumentação pertinente e formalizar a conclusão do serviço contratado.

Verificação final

Como muito bem cita a norma ABNT NBR 5410: "Qualquer instalação ou reforma (extensão ou alteração) de instalação existente deve ser inspecionada vi­sualmente e ensaiada, durante e/ou quan­do concluída a instalação, antes de ser posta em serviço pelo usuário, de for­ma a se verificar a conformidade com as prescrições dessa norma".

O objetivo é fazer com que a instalação possa ser energizada e utilizada com se­gurança, evitando que o usuário seja a "cobaia".

De posse da documentação técnica na con­dição de "como construído" ("as built"), essa verificação final compreende a realização das seguintes etapas: inspeção visual e ensaios.

* Este artigo foi publicado originalmente no livro "A Segurança contra Incêndio no Brasil", com o título "As Instalações Elétricas e a Se­gurança contra Incêndio no Brasil". O texto sofreu algumas adaptações em função do projeto gráfico e editorial, mas segue com o conteúdo originalmente proposto. Nesta edição, publicamos a segunda e última parte do artigo.

Autores: Hilton Moreno, Luiz Olimpio Costi e Paulo E. Q. M. Barreto



Fonte: Revista Emergência

Nenhum comentário:

Postar um comentário