HU vai receber boneco simulador de educação em saúde

Apresentação de um boneco robô em forma de pessoa que reproduz as reações humanas. Esse é o tema do workshop "Simulação Avançada em Emergência", que vai ser realizado na quarta-feira, 21, às 13h, no anfiteatro do Hospital Universitário (HU), na Área Acadêmica. A palestra será ministrada pela enfermeira Giuditta Odoni, da empresa Laerdal que vai explicar a metodologia do equipamento.

Os simuladores são capazes de responder a mais de 100 medicamentos e a estímulos químicos, biológicos e radiológicos, permitindo simular situações clínicas, tais como: choro, sudorese, sangramento, ataques cardíacos, politraumatismos e descompensações respiratórias, entre outras. O denominado SimMan é o que vai ser apresentado no HU. Há outros modelos.

O SimMan é um simulador realístico, paciente adulto de corpo inteiro e totalmente sem fios (wireless). Oferece funcionalidade clínica abrangente para ensinar as habilidades centrais de supervisão de vias aéreas, respiratória, cardíaca e circulatória.

O workshop é uma iniciativa da direção do HU, Escola de Enfermagem (EEnf) e Faculdade de Medicina (Famed). A ideia de trazer a Rio Grande a novidade surgiu a partir da visita de servidores das duas unidades a duas universidades (Anhembi Morumbi e Albert Einstein) e ao Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. De acordo com a diretora da EEnf e coordenadora do evento, Adriana Dora da Fonseca, os simuladores contribuem para a educação permanente de profissionais e para a aprendizagem de alunos da graduação e pós-graduação.

O workshop é aberto à comunidade. A vinda do simulador também vai reforçar o objetivo de criar um Centro de Simulação Realística em Saúde no HU, cujo projeto está sendo elaborado. Com o custo de aproximadamente R$ 300 mil cada, atualmente no Brasil existem 200 bonecos distribuídos em 20 instituições de ensino superior.



Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário